sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Pós–Sorteio da Copa do Mundo 2010


Hoje, 4 de dezembro, na Cidade do Cabo, foram sorteados os grupos da Copa do Mundo 2010, realizada na África do Sul. Antes do sorteio um jornalista alemão causou uma grande confusão ao entrar no centro de imprensa afirmando ter uma bomba na mochila. Imediatamente foi detido pelos policiais, o impostor passará pelo menos três noites da cadeia.

Após todo esse tumulto, por volta das 16 horas, foi dado inicio ao sorteio. Pode-se dizer que foi um bom sorteio, pois os grupos ficaram muito equilibrados, não tendo como destacar um “Grupo da Morte”.

Grupo A – África do Sul, México, Uruguai e França

O grupo do país sede da Copa está muito equilibrado. A África do Sul, mesmo sendo considerada uma equipe fraca, contará com a força da sua torcida, o que os fará um time difícil de ser batido. Fazendo companhia estão México, Uruguai e a polêmica seleção Francesa, de Thierry Henry, autor do passe para gol que os classificou para a Copa.

Grupo B – Argentina, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia

Nossos “hermanos argentinos” terão trabalho pela frente para se classificar no Grupo B. A Nigéria não vem tão forte, mas, como qualquer equipe africana, é muito veloz e pode causar problemas. A Coréia do Sul foi uma das grandes surpresas da Copa da Alemanha, tendo chegado até as semifinais. Será que repetirão o feito? Já não pode ser mais considerada zebra. Por último, porém não menos importante, a Grécia, vencedora da Eurocopa de 2004, sem grandes estrelas, aparece como time menos cotado à classificação.

Grupo C – Inglaterra, EUA, Argélia e Eslovênia

A Inglaterra de Steven Gerrard é franca favorita no grupo, deve se classificar em primeiro sem mais dificuldades. Já a outra vaga ficará entre EUA, Argélia e Eslovênia, três equipes não muito tradicionais em Copas do Mundo.

Grupo D – Alemanha, Austrália, Sérvia e Gana

A Alemanha entra tão favorita quanto a Inglaterra em seu grupo. Ou não? Sérvia e Gana não têm fama de grandes equipes, mas prometem complicar. A Gana, inclusive, é considerada uma das grandes forças africanas na Copa. Já a Austrália aparece sempre como coadjuvante e dessa vez não deve ser diferente.

Grupo E – Holanda, Dinamarca, Japão e Camarões

O Grupo E é outro com seleções de nível não tão alto, os europeus Holanda e Dinamarca sempre deixam suas marcas, com campanhas no mínimo regulares. O Japão, com muito menos fama, parece ser o time mais frágil do grupo. Camarões, mesmo com Samuel Eto’o, não apresenta um conjunto forte, porém o craque do time com certeza fará de tudo para levar o time nas costas.

Grupo F – Itália, Paraguai, Nova Zelândia e Eslováquia

Promessa de grandes jogos no Grupo F. A Itália, atual campeã, terá um caminho duro pela frente, afinal, Paraguai e Eslováquia fizeram grandes campanhas nas suas respectivas eliminatórias e aparecem como equipes difíceis de serem batidas. A Nova Zelândia deve ser presa fácil nesse grupo.

Grupo G – Brasil, Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal

O Brasil é o maior candidato ao título da Copa da África e, mesmo com um grupo difícil, deve passar como líder da chave. A Coréia do Norte, jogando sua segunda Copa, deve ficar pra trás, tem uma equipe fraca e ainda deu o azar de cair num grupo com Brasil e Portugal. Se bem que não fará muita diferença a campanha da Coréia na Copa, já que seu “querido líder” afirmou que não permitirá a transmissão dos jogos para o País, e disse ainda que, no máximo, passará os melhores momentos dos jogos que ele achar que o time jogou bem. A Costa do Marfim vem forte com grandes estrelas jogando na Europa, o artilheiro Didier Drogba, do Chelsea, terá a companhia de Kalou, também do Chelsea, e Yaya Toure, do Barcelona para conseguir dessa vez uma melhor campanha do que a feita na Copa de 2006, onde caiu logo na primeira fase. Portugal tem o grande craque do momento: Cristiano Ronaldo. Uma pena, só para eles, é que “CR7” não repete as boas atuações de Real Madrid na seleção lusa. Portugal ainda conta com os brasileiros, naturalizados portugueses, Deco, Pepe e Liédson.

Grupo H – Espanha, Suíça, Honduras e Chile

A Espanha, atual campeã da Eurocopa, vem com tudo querendo afirmar que é sim conquistadora de títulos e que não amarela nas grandes competições. Com David Villa e Fernando Torres tem um dos ataques mais desejados do futebol mundial. Suíça, Honduras e Chile não devem fazer frente aos espanhóis, disputando apenas o segundo lugar do grupo.


Como vimos, a Copa do Mundo da África do Sul será muito disputada, recheada de grandes confrontos e com os melhores jogadores do mundo. Não faltará emoção. A partida inaugural será entre Africa do Sul e México, dia 11 de Junho, em Joannesburg.

Faltam 189 dias para a peleia começar. Quem levará a mais cobiçada taça do futebol mundial?


Acompanhe aqui no Blog Futebol Peleado a caminhada de cada seleção até o início da Copa.

5 comentários:

  1. Não sou muito de esportes, mas adorei o seu post...

    E tenho que admitir a Copa é um dos raros momentos em que fico vidrado!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro esporte, adoro futebol. Enfim, seu blog é muito show! ;*

    ResponderExcluir
  3. Brasil e Portugal vai ser um jogão em?

    http://cemiteriodaspalavrasperdidas.blogspot.com/2009/12/tall-man.html

    ResponderExcluir